O Ministério da Saúde reforça a importância de a população brasileira completar o ciclo de imunização contra a Covid-19 – Arquivo/Correio do Estado – Arquivo/Reprodução/Correio do Estado
O município de Campo Grande é onde foi registrado a maior quantidade de casos confirmados, com 1.056 em uma semana.
Em seguida, Ponta Porã teve 57 confirmações, seguido de Anastácio, com 47, Ivinhema com 38 e Aparecida do Taboado, com 24 novos casos registrados de Covid-19.
Mortes
Segundo o boletim, as mortes confirmadas foram registradas nos municípios de Sonora, uma vítima de 69 anos, os outros três registros foram em Campo Grande, sendo duas vítimas de 81 anos e uma de 80 anos.
Ainda com informações do boletim semanal, o estado possui 1.248 vítimas em isolamento domiciliar e 12 hospitalizados, destes, 3 estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
Ao todo, desde 2020, a SES registrou 697.762 casos confirmados de Covid-19 e 10.996 óbitos em Mato Grosso do Sul. O boletim indica que, além disso, foram 593.687 casos recuperados.
Cobertura Vacinal
No que diz respeito à cobertura vacinal no estado, segundo o boletim epidemiológico semanal da SES, 59% do público de 5 a 11 anos tomou a 1º dose contra a Covid-19 e 36% a 2º dose.
Além disso, sobre o público de 12 a 34 anos, 87% recebeu a 1º dose de imunizantes, 74% a 2º dose e 52% a primeira dose de reforço.
Já sobre o público de 35 anos ou mais, o boletim aponta que 92% desta população já foi imunizada com a 1ª dose contra a Covid-19, 85% a 2º dose, 79% a primeira dose de reforço e 25% foi imunizado com a segunda dose de reforço.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
- Tosse
- Espirro
- Catarro
- Apertos de mão
- Contato pessoal próximo
- Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
- Vacinação contra Covid-19
- Uso de máscara
- Uso de álcool gel
- Lavagem das mãos com água e sabão
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
- Não compartilhar objetos pessoais
- Ventilar ambientes
- Evitar aglomerações e espaços fechados
Recesso Casa da Saúde
Segundo a SES, a Casa da Saúde não terá atendimento ao público na segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22) pela manhã devido ao ponto facultativo de Carnaval.
Portanto, a pasta orienta que a população faça a retirada de medicamentos até a próxima sexta-feira (17). Os pontos facultativos foram estabelecidos por decreto pelo Governo do Estado.
Além disso, as atividades nas repartições públicas estaduais retornam suas atividades normais na próxima quarta-feira (22), após as 13h00.
Serviço
A Casa da Saúde fornece medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e de ação judicial.
Para renovação das solicitações e dispensação de medicamentos o horário de atendimento é das 7 horas às 16 horas, com entregas de senha para o atendimento das 7 horas às 15h30.
Para atendimento de protocolo (primeiro cadastro) as senhas são distribuídas das 7 horas às 10 horas e das 13 horas às 15 horas. O Setor de Ação Judicial tem atendimento das 7 horas às 13 horas.
A Casa da Saúde está localizada a rua onze de outubro, nº 220 – Bairro Cabreúva, na antiga Escola Estadual Riachuelo, em Campo Grande.