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APÓS SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO, GOVERNO REQUISITA NOVO CRONOGRAMA PARA OBRA DE PONTE SOBRE RIO PARAGUAI

Após o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, suspender a licitação para construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, o governo de Mato Grosso do Sul já entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, requisitando que seja ao menos apresentado pelo país vizinho um novo cronograma para obra.

“Primeiro pedimos a manutenção do cronograma, se não for possível que ao menos se mantenha o processo licitatório, alterando o cronograma da obra, mesmo com atraso, pois gera uma preocupação e insegurança sobre as perspectivas do projeto. Esperamos que a diplomacia brasileira faça um trabalho imediato neste sentido”, explicou o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

O secretário explicou que foi suspensa apenas a licitação da ponte e não todo projeto. “O presidente tomou a decisão de alocar US$ 30 milhões que seria usado na construção da ponte para os fundos sociais do País, para utilizar no combate à Covid. Por esta razão ele suspendeu o processo (licitatório) ”, destacou.

Verruck ponderou que a decisão traz preocupação sobre a alteração nos prazos da obra e que por isso é importante a sinalização do governo paraguaio sobre a apresentação de um novo cronograma. “Vamos levar esta posição do Estado à Comissão Mista que trata sobre a obra, no qual fazemos parte. Acredito que a ponte vai sair, até porque ela é a essência da rota bioceânica”.

Reunião

O secretário sugere que seja convocada uma reunião extraordinária para Comissão Mista de Brasil e Paraguai, que trata sobre o projeto da ponte para que o assunto seja discutido. “Por se tratar de um acordo internacional e ter uma ação de reciprocidade, seria importante que o assunto seja discutido entre os dois países”.

No acordo estabelecido, o Itaipu Brasil financiaria a construção a ponte entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Paraguai), enquanto que a Itaipu Paraguai seria responsável pela ponte em Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Duas importantes obras que fazem parte da rota bioceânica.

“Do lado brasileiro o projeto da ponte em Foz do Iguaçu segue em andamento, além dele existem vários investimentos da iniciativa privada para rota bioceânica e outras obras previstas, como o acesso da ponte (Porto Murtinho) até a BR-267, que será conduzida pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”, citou Verruck.

FONTE: LILE CORREA

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